Contributos para o Plano Estratégico de Segurança Rodoviária 2021-2030 – VisãoZero2030
O combate sistematizado à insegurança rodoviária, através de políticas públicas, teve início em 1990. Neste percurso, foram desenvolvidos três modelos de programa: o Plano Integrado de Segurança Rodoviária (PISER), de 1998 a 2000; o Plano Nacional de Prevenção Rodoviária (PNPR), de 2003 a 2010; e a Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária (ENSR), prevista para os anos de 2008 a 2015, objeto de uma revisão intercalar em 2013-2015, e cuja implementação se prolongou pelo ano de 2016.
A evolução da sinistralidade em Portugal foi globalmente positiva e alcançou uma diminuição bastante superior à inscrita na ENSR, tendo ultrapassado a meta quantitativa prevista para o final do seu período de vigência:
▪Meta da ENSR para o final de 2015 -62 mortos por milhão de habitantes;
▪Valor alcançado no final de 2015 -60 mortos por milhão de habitantes.
Contributo completo no ficheiro anexo.
O microsite Visão Zero 2030 tem como principais objetivos divulgar a elaboração da nova Estratégia de Segurança Rodoviária, envolver todas as entidades públicas e privadas, bem como a sociedade civil e, ainda, partilhar o enquadramento e os documentos que constituem a nova estratégia e respetivos planos de ação.
Visão Zero 2030 | ANSR 2021