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Utilizadores da Rodovia

Descrição do contributo

O Programa PENSE2020 propôs uma série de medidas em articulação com a Direção Geral de Educação no sentido de divulgar e promover informação relativa à Segurança Rodoviária. Na medida em que apenas alguns agrupamentos escolares beneficiaram das iniciativas promovidas no âmbito do PENSE2020, esta abordagem foi de alcance limitado, pese embora o tema da segurança rodoviária seja abordado no âmbito da educação para a cidadania, bem como do programa Escola Segura, conferindo-lhe maior abrangência.

De acordo com o relatório de 2011 do Centre for Automative Safety Research, a sinistralidade rodoviária em jovens é um problema premente(de acordo com a OCDE, o número de mortes por milhão de habitantes é duas vezes superior à média nas faixas etárias dos 18 aos 20 anos de idade) e é possível encontrar uma variedade de abordagens à Educação Rodoviária de jovens e adolescentes que vão desde: (1) intervenções de momento único; (2) intervenções baseadas no treino para a condução; e (3) Intervenções baseadas no programa educativo. Apesar da variedade das abordagens, a avaliação da sua eficácia é frequentemente inexistente, sendo muito difícil, ou mesmo impossível,aferir os resultados dos diferentes programas. Constata-se,contudo, que os programas existentes se centram fundamentalmente nos aspetos técnicos e regulamentares associados à segurança rodoviária, pelo que uma abordagem mais holística e integrada nos currículos escolares desde idades precoces é um desafio para o futuro da educação rodoviária.

Contributo completo no ficheiro anexo.