O condutor tem leis bem claras e explicitas na aproximação das passadeiras e os peões também têm. Mas temos de ter em consideração a forma como a informação para os peões é transmitida, porque parece-nos que não existe informação dirigida aos peões. O artigo 101º do código da estrada deveria ser amplamente divulgado nos meios de comunicação social. O contacto visual entre condutor e peão é essencial. Á semelhança de alguns países deveria ser implementado um código gestual do peão para com o condutor da sua intenção de fazer o atravessamento da via.
Renovação e construção de vias públicas onde o grau de sinistralidade seja diminuído.
Onde existirem ciclovias, os ciclistas deveriam ser obrigados a utilizá-las e sancionados por as não utilizarem.
Todos estes vídeos que estão neste site e que, também, foram pagos pelo “Zé Povinho” deveriam ser publicitados em todos os canais públicos de televisão e também nas redes sociais, para deste forma chegarem a todos os que utilizam as vias públicas.
Todos os veículos deveriam estar munidos de câmaras de filmar para proteger o condutor.
Os cidadãos deveriam ver nas autoridades fiscalizadoras mais agentes da prevenção e de informação e não apenas de caça à multa.
Contributo não contém anexo
O microsite Visão Zero 2030 tem como principais objetivos divulgar a elaboração da nova Estratégia de Segurança Rodoviária, envolver todas as entidades públicas e privadas, bem como a sociedade civil e, ainda, partilhar o enquadramento e os documentos que constituem a nova estratégia e respetivos planos de ação.
Visão Zero 2030 | ANSR 2021