A sensibilização numa cultura de segurança rodoviária desde as mais tenras idades. A disciplina de segurança rodoviária, à semelhança do Português ou Matemática, por exemplo, deveria ser obrigatória.
Os veículos, como as trotinetas e as bicicletas, deveriam ter vias especificas para circularem. Estes condutores estão muito expostos aos perigos e colocam os outros em perigo, daí a obrigatoriedade de circularem nas ciclovias sinalizadas como tal.
Maior atenção por parte dos condutores de ligeiros para com os condutores dos pesados. Os condutores de ligeiros deveriam ter a noção exata do que é conduzir um pesado, das suas dificuldades na realização das manobras, como por exemplo, a mudança de direção à direita e a importância dos ângulos mortos.
A manutenção das vias públicas deveria ter uma maior atenção por parte de quem tem o dever de o fazer. As árvores crescem e muitas vezes são esquecidas e a sua copa cresce de tal forma que um pesado tem dificuldade em ver a sinalização e/ou ver para frente. A lei não devia permitir árvores ou arbustos na proximidade das vias públicas numa extensão de pelo menos 10 metros. A berma deveria existir sempre – deveria existir sempre uma via de segurança.
Seria de pensar em passar algumas das contra ordenações graves e muito graves para crimes. O valor de algumas coimas deveria ser elevado para o dobro.
Arranjar forma de controlar os condutores das trotinetas a nível do álcool.
Os condutores dos ligeiros, à semelhança dos condutores dos pesados, deveriam ser obrigados a fazer formação, pelo menos de 5 em 5 anos ou aquando da renovação da carta de condução.
A partir dos 65 anos de idade, para os condutores de ligeiros, a formação obrigatória para renovação da carta.
Os exames médicos e os psicotécnicos deveriam ser emitidos com mais seriedade e responsabilidade por parte dos médicos e psicólogos.
Alertas, através de outdoors, para todos os condutores para certas situações, como por exemplo, do uso do cinto de segurança, a proibição do uso do telemóvel, etc…
Muita atenção e mais preocupação na colocação dos sinais de trânsito, por exemplo, os sinais da altura e da largura dos veículos.
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O microsite Visão Zero 2030 tem como principais objetivos divulgar a elaboração da nova Estratégia de Segurança Rodoviária, envolver todas as entidades públicas e privadas, bem como a sociedade civil e, ainda, partilhar o enquadramento e os documentos que constituem a nova estratégia e respetivos planos de ação.
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