Deveria existir uma cultura para a segurança rodoviária desde a escola primária. A aprendizagem das regras de segurança deveriam ser dadas através dos exemplos.
Os condutores de ligeiros também deveriam ser obrigados a frequentar formação de tempos em tempos, por exemplo, aquando da renovação da carta. Também serem obrigados a apresentar exame médico e exame psicotécnico para a renovação da carta a partir de uma determinada idade.
Mais informação para os condutores, condutores mais capacitados e mais fiscalização.
Divulgação dos vídeos da ANSR em todos os meios de comunicação existentes e/ou nas redes sociais.
Divulgar vídeos com casos reais.
Na questão do uso do tacógrafo a amplitude total de 15h deveria ser reduzida para as 12h para otimizar o descanso do motorista.
Ter sempre em consideração a manutenção sistemática de toda a sinalização quer seja vertical quer seja a horizontal.
Criar mecanismos, que sejam compensadores, para as famílias e empresas possam renovar o seu veículo particular de tempos em tempos, para que todos nos sintamos mais seguros com veículos com sistemas de segurança mais atuais e inovadores.
Contributo não contém anexo
O microsite Visão Zero 2030 tem como principais objetivos divulgar a elaboração da nova Estratégia de Segurança Rodoviária, envolver todas as entidades públicas e privadas, bem como a sociedade civil e, ainda, partilhar o enquadramento e os documentos que constituem a nova estratégia e respetivos planos de ação.
Visão Zero 2030 | ANSR 2021