Para uma maior segurança rodoviária, os motoristas de pesados deveriam ser reformados, pelo menos, aos 60 anos de idade.
Os condutores de ligeiros e os dos motociclos, também, deveriam ter formação, pelo menos, aquando da renovação da carta de condução.
Como existe um limite mínimo para obtenção da carta de condução também deveria haver um limite máximo. As capacidades vão diminuindo à medida que a idade avança, será muito difícil um condutor adaptar-se ao ambiente rodoviário a partir de uma determinada idade.
Os pontos negros deveriam estar identificados através de sinalização própria.
Os peões deveriam conhecer os seus deveres e não só os seus direitos. Os meios de comunicação social e redes sociais deveriam divulgar esses deveres.
As ações de sensibilização para a segurança rodoviária deveriam ser transversais a todos os utilizadores da rodovia.
Os ciclistas deveriam ser mais fiscalizados e sensibilizados para os perigos que correm e que fazem correr nas estradas.
Contributo não contém anexo
O microsite Visão Zero 2030 tem como principais objetivos divulgar a elaboração da nova Estratégia de Segurança Rodoviária, envolver todas as entidades públicas e privadas, bem como a sociedade civil e, ainda, partilhar o enquadramento e os documentos que constituem a nova estratégia e respetivos planos de ação.
Visão Zero 2030 | ANSR 2021