A revisão do Código da Estrada é essencial. Sei que está nos planos da ANSR e bem. Os limites de velocidade penso que em certa medida estejam bem ou adequados quer para os referidos veículos quer para as zonas. No entanto, o que parece destoar ai são os limites das Contra ordenações para quem excede os limites de velocidade. Ser apenas Muito Grave um VL andar a cima de 80km/h numa autoestrada é muito além dos 120km/h limite máximo previsto. e é igualmente muito grave se circular a cima de 60km/h e abaixo de 80km/h (diferença está no valor monetário. Faz com que o espectro de velocidade possa ir para além dos 180km/h e isso são velocidades demasiado altas.
Baixar esses limites e aplicar 1 coima para as CO muito graves ( acima de 60km/h 500€) parece ser uma forma de minimizar a circulação em excesso de velocidade.
Relativamente ao álcool parece que 1,2g/l seja um valor demasiado tolerante para que se considere crime. Inúmeros países na Europa têm tolerâncias muito próximas de 0,0g/l.
Sugestão: Progressivamente haver uma redução dos valores, quer contraordenacionais quer criminais, despertava a que mais pessoas não conduzissem com álcool. Vejo que cada vez mais os jovens têm tido essa consciência para que se beber não conduzir e recorrem a formas de deslocação alternativas, o que é um excelente preditivo de sucesso do Sistema seguro.
Obrigada.
Contributo não contém anexo
O microsite Visão Zero 2030 tem como principais objetivos divulgar a elaboração da nova Estratégia de Segurança Rodoviária, envolver todas as entidades públicas e privadas, bem como a sociedade civil e, ainda, partilhar o enquadramento e os documentos que constituem a nova estratégia e respetivos planos de ação.
Visão Zero 2030 | ANSR 2021