A nível dos atestados médicos para renovação da carta de condução, a partir dos 65 anos e, com determinadas patologias médicas com antecedentes, os médicos que emitem estes atestados, em caso de acidente ou fiscalizações no âmbito das infrações graves deveriam ser chamados à responsabilidade.
Os rails de proteção das vias deveriam estar colocados até ao solo e não haver espaços.
Para evitar as situações de contra mão em auto estradas e vias equiparadas a sinalização deveria ser melhorada e reforçada. Utilizar sensores que detetem entradas em contra mão, bem como cancelas que os detetem e se fechem antes de poderem entrar.
Mais divulgação das alterações que vão sendo feitas ao Código da estrada.
Na disciplina de cidadania o tema da segurança rodoviária deveria ser obrigatório.
Os agentes de fiscalização deveriam se expor mais como forma de sensibilização e não escondidos na caça à multa.
Mais atenção com a colocação da sinalização bem como a sua boa manutenção, o sol desgasta as cores e a vegetação cresce é preciso fazer a poda das arvores que estão juntas dos sinais.
Agravamento da contra ordenação e respetiva coima para posições de marcha incorretos.
Maior atenção com a sinalização de locais de obras.
Contributo não contém anexo
O microsite Visão Zero 2030 tem como principais objetivos divulgar a elaboração da nova Estratégia de Segurança Rodoviária, envolver todas as entidades públicas e privadas, bem como a sociedade civil e, ainda, partilhar o enquadramento e os documentos que constituem a nova estratégia e respetivos planos de ação.
Visão Zero 2030 | ANSR 2021