Maior rigor na fiscalização aquando da renovação da carta de condução de todos os condutores.
Sensibilização dos condutores não profissionais para a condução dos pesados, ou seja, haver a possibilidade dos condutores de ligeiros puderem acompanhar um condutor de pesados para perceberem as dificuldades na execução de certas manobras.
Haver forma de cortar a rede de internet ao telemóvel, sendo só permitido o sistema Bluetooth, nos veículos.
Na disciplina de cidadania nas escola, incluir, como tema obrigatório, a segurança rodoviária.
Todos os utilizadores das vias públicas, incluindo os condutores de bicicletas, trotinetas, entre outros, deveriam ter formação para puderem circular e utilizar as respetivas vias.
Agentes fiscalizadores do trânsito mais vigilantes, mais visíveis, mais pedagógicos e mais conselheiros, menos arrogância e menos “caça à multa”.
Informação e divulgação nos meios de comunicação social e redes sociais das campanhas de sensibilização existentes no site da ANSR.
Dar especial atenção à manutenção de toda a sinalização, quer seja a horizontal quer seja a vertical. Ter em consideração que a vegetação cresce e o sol tira a cor aos sinais e às marcas rodoviárias. Não descurar a manutenção das vias.
Mais iluminação nas passadeiras. Mais atenção na marcação e manutenção das passadeiras. Inovar nas passadeiras através de sistemas eletrónicos.
Aumentar a responsabilidade dos expedidores pela amarração e acomodação da carga.
A idade da reforma dos motoristas de pesados de mercadorias e de passageiros deveria ser considerada uma profissão de risco e como tal a reforma destes profissionais deveria pelo menos aos 60 anos de idade.
Se um motorista for considerado inapto, por razões médicas, e lhe for retirada a carta profissional, a reforma deveria ser automática.
Construção de mais parques de estacionamento seguros para pesados em Portugal.
Melhores acessos nas entradas e saídas das áreas de serviço para os transportes especiais.
O orçamento de estado que é canalizado para a prevenção da sinistralidade deve ser escrupulosamente cumprido e escrutinado pela sociedade.
Contributo não contém anexo
O microsite Visão Zero 2030 tem como principais objetivos divulgar a elaboração da nova Estratégia de Segurança Rodoviária, envolver todas as entidades públicas e privadas, bem como a sociedade civil e, ainda, partilhar o enquadramento e os documentos que constituem a nova estratégia e respetivos planos de ação.
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