Reciclagem obrigatória para todos os condutores.
O ensino da segurança rodoviária nas escolas, incluindo para os peões, desde o primeiro ciclo.
Tendo em conta a segurança rodoviária, a idade da reforma para os motoristas de pesados deveria ser aos 55 anos.
O ensino da condução deveria ser melhorado – ensinar a conduzir e não preparar apenas para o dia do exame.
Mais manutenção das vias e da sinalização.
O uso do telemóvel durante a condução deveria ser crime.
O ordenamento dos grandes centros deveria contemplar mais estacionamentos para ligeiros e uma atenção especial das autoridades para com os estacionamentos em segunda fila e/ou abusivos.
Mais áreas e parques de serviço seguros para que os motoristas possam fazer as suas pausas com mais segurança.
As alterações ao código da estrada e demais legislação deve ser divulgada nos meios de comunicação social, aquando destas alterações.
Contributo não contém anexo
O microsite Visão Zero 2030 tem como principais objetivos divulgar a elaboração da nova Estratégia de Segurança Rodoviária, envolver todas as entidades públicas e privadas, bem como a sociedade civil e, ainda, partilhar o enquadramento e os documentos que constituem a nova estratégia e respetivos planos de ação.
Visão Zero 2030 | ANSR 2021