Melhorar o ensino da condução ao nível da percepção do risco, utilizando o exemplo britânico.
Maior controlo na renovação da carta de condução das pessoas com mais idade, por exemplo a partir dos 65 anos de idade.
Arranjar forma de dar a perceber aos condutores dos ligeiros as dificuldades de manobrar e conduzir um pesado.
Devia ser mais comum as empresas testarem os motoristas para o controlo das taxas de alcoolemia e drogas.
Os testes de álcool (bafômetros) deveriam ser obrigatórios nos pesados do transporte internacional, principalmente. O controlo do álcool na condução, neste tipo de transporte, deveria ser mais eficaz.
Manutenção dos sinais verticais, verificar com mais regularidade a posição e visibilidade destes sinais colocados nas proximidades de árvores e arbustos, especialmente nos locais dos chamados pontos negros.
Retirar de uma vez por todas as taxas cobradas nas SCUTS e nas auto estradas mais movimentadas para que os pesados possam transitar com mais segurança.
Construção de mais parques de estacionamento seguros e/ou áreas de serviço para que os motoristas profissionais possam ai fazer as suas pausas com toda a segurança e tranquilidade.
Aquando das renovações das cartas de condução as alterações legislativas, ao nível da legislação rodoviária, o condutor deveria ser “avisado” dessas mesmas alterações.
Contributo não contém anexo
O microsite Visão Zero 2030 tem como principais objetivos divulgar a elaboração da nova Estratégia de Segurança Rodoviária, envolver todas as entidades públicas e privadas, bem como a sociedade civil e, ainda, partilhar o enquadramento e os documentos que constituem a nova estratégia e respetivos planos de ação.
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