Os atuais suportes IPN/IPE e outros fabricados em aço utilizados em estruturas e pórticos de suporte de sinalização vertical, são extremamente duros, não flexíveis, que em caso de embate causam mortes e consequências graves para os ocupantes de um veículo e já não são adequados ao propósito “visão zero 2030”.
Entendendo a Segurança Passiva rodoviária em geral como qualquer medida destinada a garantir a integridade de um sujeito contra um risco externo, as estruturas e pórticos de suporte de sinalização vertical, em especial aqueles fabricados de acordo as normas de segurança europeia EN-12899 e EN-12767, pois não cabem na definição de obstáculo, são elementos projetados para implementação em vias de comunicação com dupla função.
Uma é servir de suporte para sinais de trânsito e painéis de informação, e a outra é agir ao mesmo tempo como um sistema de Segurança Passiva que tem como objetivo eliminar quase todo o risco vital para os ocupantes de um veículo em caso de embate. (a título de exemplo, os suportes Lattix®)
Com a implementação destas estruturas consegue-se uma redução máxima nos danos devido ao efeito inercial sobre os ocupantes de um veículo, eliminando também o risco de queda do sinal ou de outros elementos no habitáculo, salvando vidas.
Contributo não contém anexo
O microsite Visão Zero 2030 tem como principais objetivos divulgar a elaboração da nova Estratégia de Segurança Rodoviária, envolver todas as entidades públicas e privadas, bem como a sociedade civil e, ainda, partilhar o enquadramento e os documentos que constituem a nova estratégia e respetivos planos de ação.
Visão Zero 2030 | ANSR 2021