A informação sobre alterações ao CE e informação para sensibilização dos condutores para os acidentes rodoviários, deveria ser divulgada em todos os meios de comunicação social, de uma forma sistemática.
Na primeira habilitação para a categoria B, os condutores deveriam ser obrigados a ter uma aula de condução de motociclo (como passageiro) e uma aula de condução de pesado (como passageiro), para sentirem as dificuldades e a visibilidade na condução dos diversos veículos.
Os condutores devem ser responsabilizados pelos seus atos, a instalação de câmaras nos diversos veículos permitiria a captação de imagens que serviriam de prova em caso de acidente ou contra ordenação.
Campanhas de prevenção, por exemplo, placards nas bermas das estradas, vídeos a passar nos meios de comunicação social, veículos acidentados à beira das estradas, isto durante todo o ano.
Todas as vias devem ter obrigatoriamente a marcação horizontal, tal como as guias, o eixo da via, etc…que são fundamentais para os condutores se orientarem em dias de nevoeiro e dias de chuva, por exemplo. A manutenção deste tipo de marcações é essencial para a redução da sinistralidade.
Contributo não contém anexo
O microsite Visão Zero 2030 tem como principais objetivos divulgar a elaboração da nova Estratégia de Segurança Rodoviária, envolver todas as entidades públicas e privadas, bem como a sociedade civil e, ainda, partilhar o enquadramento e os documentos que constituem a nova estratégia e respetivos planos de ação.
Visão Zero 2030 | ANSR 2021