Dado o incremento de utilizadores de bicicleta proponho as seguintes medidas:
– Reforço da sinalização a alertar para a presença de bicicletas em rodovias muito frequentadas por ciclistas (Ex: Nacional 10 entre Seixal e Setúbal);
– Campanha de sensibilização dirigida aos automobilistas para que cumpram as medidas de segurança na ultrapassagem de bicicletas (1,5 mt).
– Alteração do Código da Estrada permitindo aos utilizadores de bicicleta passar ‘sinais vermelhos’ sempre que o semáforo não se situe num cruzamento (exemplo: semáforos para controlo de velocidade).
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A pensar na segurança das cidades, limitação de velocidade nos 30km/h nas seguintes zonas:
– ruas e estradas contíguas a estabelecimentos de ensino, equipamentos de lazer, instituições de solidariedade, clubes desportivos, equipamentos desportivos, estações, centros comerciais e outros edifícios com elevada aglomeração de pessoas;
– Zonas residenciais das cidades;
Criação de campanha de sensibilização para promover a circulação a 30km/h no interior das cidades.
Contributo não contém anexo
O microsite Visão Zero 2030 tem como principais objetivos divulgar a elaboração da nova Estratégia de Segurança Rodoviária, envolver todas as entidades públicas e privadas, bem como a sociedade civil e, ainda, partilhar o enquadramento e os documentos que constituem a nova estratégia e respetivos planos de ação.
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