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Utilizadores da Rodovia

Descrição do contributo

Parte do facto de que o fator humano exerce uma das influências dominantes na segurança rodoviária. Assim, a implementação de medidas que possam influenciar eficazmente o comportamento dos utentes das estradas são reconhecidas, como um objetivo vital das atividades de segurança rodoviária. Estas medidas podem ser de formação, de informação ou de alerta, e as campanhas de comunicação são uma ferramenta importante para atingir esse objetivo – alterar o comportamento humano.

E essa a essência do presente contributo – colaborar no desenvolvimento de uma estratégia de comunicação, desde a seleção priorizada dos temas a abordar (Excesso de velocidade, fadiga, álcool, utilização de telemóveis, drogas, …), à segmentação dos grupos alvo identificando as suas motivações e as suas vulnerabilidades, desenvolvendo o/s briefing/s para seleção de agências de publicidade e de media.

O objetivo principal da comunicação deve ser motivar um grupo-alvo selecionado a adotar um comportamento mais seguro por uma questão de hábito ou, mais genericamente e menos ambicioso, aumentar a consciencialização sobre os problemas de segurança. As mensagens devem ser concebidas, não apenas para atrair a atenção, mas para enfatizar que todo e cada indivíduo corre perigos e tem probabilidade de sofrer um acidente, superando assim qualquer resistência psicológica e transformando-a em aceitação.

Neste “processo”, recomendamos que sejam utilizados etapas concretas para cada uma das fases do desenvolvimento das campanhas a implementar:

Pré-briefing –
1. Identificar cada grupo-alvo, ou seja, grupos de pessoas que compartilham algumas características-chave.
2. Identificar motivações e crenças, que possam ser a génese das abordagens passíveis para gera a mudança comportamental
Briefing
1. Desenvolvimento de um briefing detalhado sobre os objetivos, o grupo-alvo, a estratégia central e os racionais de suporte, que permitam às agências criativas o desenvolvimento de campanhas
Pré-teste da campanha desenvolvida:
1. Atenção
2. Impacto
3. Afinidade
4. Alteração de comportamento
Produção e divulgação
1. Desenvolvimento de um briefing detalhado sobre os objetivos, o grupo-alvo, a estratégia central e os racionais de suporte, que permitam às agências de meios a seleção dos meios considerados mais efetivos para que se atinja a cobertura e a frequência desejada
2. Acompanhamento da produção das peças publicitárias
Pós-avaliação
1. Recurso a estudos quantitativos para avaliação da eficácia da campanha junto do grupo alvo
2. Estatísticas de segurança rodoviária para avaliação do real impacto da alteração de comportamentos