Deixo aqui os meus contributos.
1. Um dos maiores problemas da sinistralidade, principalmente um dos maiores fatores à mortalidade dos ocupantes dos veículos automóveis, é o excesso de velocidade. Infelizmente o que acontece é puro markting, pura demagogia politica ou falta de coragem para IMPOR nos automóveis o que foi feito nos veículos pesados. Sugestão 1 – colocar um limitador efetivo de velocidade nos automóveis, se não querem que seja de 120, coloquem de 140 km/h, mas coloquem um limitador de velocidade. Além da mortalidade, o ambiente também agradece!
2. Na sequência, impor nos carros a leitura automática de sinais e respetivo limitador de velocidade – tal reduziria significativamente o numero de atropelamentos nas localidades. Acresce que as pessoas passariam a reclamar de sinais mal colocados, o que faria com que as câmaras e outras autoridades passassem a colocar sinais corretos nos locais corretos.
3. Incluir obrigatoriamente outras tecnologias de segurança no carros: reconhecimento de peões e bicicletas, comunicação entre carros quer de travagens quer de peões/bicicletas avistadas
4. Incluir nos veículos a ‘dita caixa negra’ que grava os comportamentos dos condutores – altamente dissuasor de comportamentos arriscados na estrada.
Nota: tudo isto é possível, muito fácil e toda a gente sabe que funciona. O problema está somente na vontade/decisão politica.
Contributo não contém anexo
O microsite Visão Zero 2030 tem como principais objetivos divulgar a elaboração da nova Estratégia de Segurança Rodoviária, envolver todas as entidades públicas e privadas, bem como a sociedade civil e, ainda, partilhar o enquadramento e os documentos que constituem a nova estratégia e respetivos planos de ação.
Visão Zero 2030 | ANSR 2021