Vimos por este meio ao contacto de V.Exa na sequência do pedido de contributos para o Plano Estratégico de Segurança Rodoviária 2021-2030 (VisãoZero2030) ao nível dos objetivos estratégicos e operacionais relacionados com os cinco pilares do sistema seguro: Gestão da Segurança Rodoviária, Utilizadores Mais Seguros, Infraestrutura Mais Segura, Veículos Mais Seguros e Melhorar a Assistência e o Apoio às vítimas.
Neste contexto, temos a honra de submeter a V.Exa um conjunto de considerações no âmbito do pilar “Veículos Mais Seguros”, que poderão ser um contributo para a definição das linhas orientadoras da estratégia para a próxima década.
Na verdade, o controlo das condições técnicas dos veículos a motor e seus reboques, sendo um imperativo nacional e comunitário, tem em vista a melhoria das condições de circulação dos veículos, com particular importância para salvaguarda da segurança rodoviária, sendo certo que, um veículo com inspeção técnica realizada num Centro de Inspeção, é um veículo mais seguro e ecológico.
Efetivamente, o sistema de inspeção técnica de veículos em Portugal tem dado um elevado contributo na redução da sinistralidade rodoviária no nosso País, podendo, contudo, ser melhorado através da extensão da obrigatoriedade de inspeção a todos os veículos a motor que circulam na via pública, sendo neste enquadramento que apresentamos os nossos contributos
Contributo completo no ficheiro anexo.
O microsite Visão Zero 2030 tem como principais objetivos divulgar a elaboração da nova Estratégia de Segurança Rodoviária, envolver todas as entidades públicas e privadas, bem como a sociedade civil e, ainda, partilhar o enquadramento e os documentos que constituem a nova estratégia e respetivos planos de ação.
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