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Gestão da Segurança Rodoviária

Descrição do contributo

A MUBi congratula-se que Portugal assuma finalmente uma visão de zero mortos e feridos graves 1 nas ruas e estradas portuguesas, reconhecendo este Plano como um instrumento de extrema importância para se alcançar esse objetivo até 2030.

Em Junho de 2017, o Conselho de Ministros aprovou o Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária – PENSE 2020. Quando chegamos ao final do seu período de vigência, consideramos que deverá ser claramente assumido por todos que o PENSE 2020 falhou, ficando muito longe de alcançar as metas definidas. O Plano Estratégico 2021-2030 , agora em desenvolvimento, deverá fazer um diagnóstico explícito das razões porque a anterior estratégia falhou.

O combate à sinistralidade rodoviária e o novo Plano Estratégico 2021-2030 deverão assumir uma visão holística, assente numa estratégia abrangente de saúde pública, e ligando a segurança rodoviária à mobilidade sustentável e à qualidade de vida. Deverão ser baseados num paradigma de segurança rodoviária orientado para a redução do perigo através da redução do risco na sua fonte: o uso irresponsável de veículos motorizados particulares (pela sua utilização excessiva e por comportamentos de risco nessa utilização).

Contributo completo no ficheiro anexo.