O espaço da União Europeia é a região do Mundo com melhores padrões de segurança rodoviária.Todavia, os indicadores de segurança rodoviária na União Europeia variam em função dos países. Observados os dados estatísticos publicados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), verifica-se que a tendência de descida sistemática do número de vítimas mortais, ocorrido até ao ano de 2013, tende a estagnar, mantendo-se como a maior causa de morte violenta em Portugal e comprometendo o contributo para o objectivo europeu de redução do número de fatalidades para 15.750 no ano de 2020.
Na maioria dos estudos científicos existentes,o factor humano figura como responsável por mais de 90% dos acidentes de viação (Treat, 1979). As principais falhas humanas identificadas prenderam-se com a falha de percepção, a falta de atenção e a distração interna, que em conjunto, representam cerca de 50% das causas dos acidentes de viação.
Os seres humanos cometem erros e irão cometer sempre erros. Assim, a forma mais eficaz de continuar a reduzir o impacto da sinistralidade rodoviária prende-se com a minimização da oportunidade da ocorrência de erros,através do desenvolvimento da capacidade do sistema rodoviário tolerar e absorver as falhas humanas e a gravidade das suas consequências.
Contributo completo no ficheiro anexo.
The main goals of the Vision Zero 2030 microsite are to publicise the drawing up of the new Road Safety Strategy, to, involve all public and private entities, as well as civil society, and also to share the framework and documents that make up the new strategy and its respective action plans.
Vision Zero 2030 | ANSR 2021