Dado o incremento de utilizadores de bicicleta proponho as seguintes medidas:
– Reforço da sinalização a alertar para a presença de bicicletas em rodovias muito frequentadas por ciclistas (Ex: Nacional 10 entre Seixal e Setúbal);
– Campanha de sensibilização dirigida aos automobilistas para que cumpram as medidas de segurança na ultrapassagem de bicicletas (1,5 mt).
– Alteração do Código da Estrada permitindo aos utilizadores de bicicleta passar ‘sinais vermelhos’ sempre que o semáforo não se situe num cruzamento (exemplo: semáforos para controlo de velocidade).
.
A pensar na segurança das cidades, limitação de velocidade nos 30km/h nas seguintes zonas:
– ruas e estradas contíguas a estabelecimentos de ensino, equipamentos de lazer, instituições de solidariedade, clubes desportivos, equipamentos desportivos, estações, centros comerciais e outros edifícios com elevada aglomeração de pessoas;
– Zonas residenciais das cidades;
Criação de campanha de sensibilização para promover a circulação a 30km/h no interior das cidades.
Contribution contains no attachment
The main goals of the Vision Zero 2030 microsite are to publicise the drawing up of the new Road Safety Strategy, to, involve all public and private entities, as well as civil society, and also to share the framework and documents that make up the new strategy and its respective action plans.
Vision Zero 2030 | ANSR 2021