Menu
Menu

Road Users

Contribution Description

O tema Sinistralidade teve o seu início quando o primeiro acidente ocorreu, desde então, e em crescendo tem tomado proporções preocupantes, não só, devido ao aumento do parque automovel, bem como, à melhoria da performance  dos seus motores, não fosse a crescente inovação no que concerne a segurança passiva e ativa, e teríamos mais mortes nas estradas do que num verdadeiro campo de batalha. Mas, outros desafios estão a surgir no que diz respeito a novas tendências, numa ótica da mobilidade sustentável e mais amiga do ambiente, que são os novos veículos, silenciosos, que ao partilharem o mesmo espaço rodoviário com os peões cada vez mais isolados do meio que os rodeia, munidos de fones e telemóvel, abstraídos do mundo, são novos motivos de preocupação. Para enriquecer este tão nobre site, a turma 2251 do CAM C da qual sou professor, teceu as seguintes considerações, que passo a citar:
-Não devia haver passagens de nível sem guarda, haver sim passagens superiores ou inferiores.
-haver mais rails em todas as vias e mais marcas rodoviárias.
-alargar mais as estradas nacionais, principalmente as curvas
-colocação de painéis laterais nas pontes para proteger do vento
-colocação de mais painéis e sensores avisadores do excesso de altura antes das saídas
-limpeza das bermas, nomeadamente das sarjetas que entopem e provocam lençóis de água, mais manutenção das estradas,
levantar as tampas desniveladas
-lombas antes das passagens para piões e não no local exato e retirar as passagens de piões antes das rotundas.
-acabar com os pisos em paralelo ou cubo.
Luciano Ferreira, Dr.