Melhorar o ensino da condução ao nível da percepção do risco, utilizando o exemplo britânico.
Maior controlo na renovação da carta de condução das pessoas com mais idade, por exemplo a partir dos 65 anos de idade.
Arranjar forma de dar a perceber aos condutores dos ligeiros as dificuldades de manobrar e conduzir um pesado.
Devia ser mais comum as empresas testarem os motoristas para o controlo das taxas de alcoolemia e drogas.
Os testes de álcool (bafômetros) deveriam ser obrigatórios nos pesados do transporte internacional, principalmente. O controlo do álcool na condução, neste tipo de transporte, deveria ser mais eficaz.
Manutenção dos sinais verticais, verificar com mais regularidade a posição e visibilidade destes sinais colocados nas proximidades de árvores e arbustos, especialmente nos locais dos chamados pontos negros.
Retirar de uma vez por todas as taxas cobradas nas SCUTS e nas auto estradas mais movimentadas para que os pesados possam transitar com mais segurança.
Construção de mais parques de estacionamento seguros e/ou áreas de serviço para que os motoristas profissionais possam ai fazer as suas pausas com toda a segurança e tranquilidade.
Aquando das renovações das cartas de condução as alterações legislativas, ao nível da legislação rodoviária, o condutor deveria ser “avisado” dessas mesmas alterações.
Contribution contains no attachment
The main goals of the Vision Zero 2030 microsite are to publicise the drawing up of the new Road Safety Strategy, to, involve all public and private entities, as well as civil society, and also to share the framework and documents that make up the new strategy and its respective action plans.
Vision Zero 2030 | ANSR 2021