Como investigadora na gestão da mobilidade sustentável tenho uma preocupação especial com a segurança nas ruas. Parece-me fundamental uma estratégia que vise diminuir de forma efetiva e real a velocidade de circulação nas nossas cidades para as tornar mais compatíveis com todos os modos, em particular com os modos suaves. A redução efetiva da velocidade de circulação urbana é condição fundamental para a partilha do espaço de mobilidade com modos suaves, como a bicicleta, em condições de segurança e conforto para todos. Trata-se de uma verdadeira mudança cultural que possa fazer das ruas em meio urbano um espaço de respeito por todos em vez de um espaço de corrida e violência (o tão conhecido ‘road rage’).
Não basta baixar as velocidades, é precisa uma verdadeira mudança de mentalidade e isso passa por mais do que a mudança do limite legal para 30km/h. Serão precisas intervenções de natureza física das ruas mas também de imagem da condução segura de respeito pelo outro e até de empatia pelos utilizadores mais vulneráveis da via pública.
Contributo não contém anexo
O microsite Visão Zero 2030 tem como principais objetivos divulgar a elaboração da nova Estratégia de Segurança Rodoviária, envolver todas as entidades públicas e privadas, bem como a sociedade civil e, ainda, partilhar o enquadramento e os documentos que constituem a nova estratégia e respetivos planos de ação.
Visão Zero 2030 | ANSR 2021