Aquando da primeira habilitação para conduzir deveria haver uma formação e/ou sensibilização para a segurança rodoviária.
Aquando da revalidação da carta de condução os condutores de ligeiros deveriam frequentar obrigatoriamente uma formação sobre segurança rodoviária.
Os pontos negros deveriam ter um sinal a informar o condutor de que está a passar num local onde acontecem acidentes graves com frequência.
A profissão de motorista de pesados deveria ser considerada profissão de desgaste rápido, por isso, a idade da reforma deveria ser reduzida.
Nas escolas primárias o tema da segurança rodoviária deveria ser obrigatório.
As autoridades fiscalizadoras de trânsito deveriam efetuar ações mais preventivas do que de fiscalização.
Quem é responsável pela manutenção das vias deveria ser responsabilizado quando esta manutenção não é feita.
Responsabilizar e punir as entidades gestoras das vias que ainda não cumpriram com as recomendações que lhes foram transmitidas, na eliminação dos pontos negros.
Responsabilizar e punir as entidades empregadoras que “obrigam” os condutores a certas atitudes que não estão de acordo com a segurança rodoviária, como por exemplo, entrar em locais que são proibidos a veículos com mais de 3,5 toneladas.
Contributo não contém anexo
O microsite Visão Zero 2030 tem como principais objetivos divulgar a elaboração da nova Estratégia de Segurança Rodoviária, envolver todas as entidades públicas e privadas, bem como a sociedade civil e, ainda, partilhar o enquadramento e os documentos que constituem a nova estratégia e respetivos planos de ação.
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