Metodologia
Visão Zero 2030
Desenvolvimento
O desenvolvimento da Visão Zero 2030 foi efetuado em três fases.
Fase 1
Concluída.
Princípios Balizadores da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária: Visão Zero 2030
Relatório que define a abordagem da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária para a década, em função das necessidades do nosso país, da experiência adquirida na execução dos documentos estratégicos anteriores e em alinhamento com os compromissos internacionais e visões comuns para esta área, incluindo um conjunto de boas práticas e termos de referência estratégicos para orientar as fases subsequentes, que se encontram em curso, tais como:
- Quadro de pensamento do Sistema Seguro
- Resultados da Declaração de Estocolmo
- Década de Ação da ONU para Segurança Rodoviária 2021-2030
- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
- Documentos estratégicos da União Europeia, nomeadamente o EU Road Safety Policy Framework 2021-2030
- Outros documentos europeus de referência, incluindo estratégias nacionais de outros países
- Outros documentos orientadores e de outras políticas estratégicas do País, tais como o Programa de Ação para a Adaptação às Alterações Climáticas, o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050, a Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030, entre outros
O relatório apresenta ainda o enquadramento da gestão da Segurança Rodoviária em Portugal, a análise e balanço do processo de elaboração, execução e monitorização do PENSE 2020 identificando processos de melhoria na execução desta nova estratégia, os mais recentes dados de sinistralidade rodoviária em Portugal bem como o seu posicionamento face aos restantes países da União Europeia, os custos económicos e sociais da sinistralidade, e a nova abordagem da Segurança Rodoviária: o Sistema Seguro como elemento integrante no combate à sinistralidade rodoviária e rumo à Visão Zero, para além da metodologia definida para a elaboração da Visão Zero 2030.
Outras ações da Fase 1
Envio de comunicações às entidades públicas e privadas com responsabilidades no sistema de transporte rodoviário (Entidades Gestoras de Via, Câmaras Municipais, Indústria, Associações e Organizações do Setor, Academia, etc.) a informar do desenvolvimento da nova estratégia e solicitar contributos, bem como ao Conselho Não Executivo de Especialistas.
Disponibilização do microsite Visão Zero 2030, que será uma plataforma para receção e partilha de contributos, divulgação dos documentos produzidos, bem como dos dados do PENSE2020, dos dados de sinistralidade e da documentação nacional e internacional relativa à Segurança Rodoviária
Fase 2
Concluída.
Relatórios "técnico-científicos" para a nova estratégia
Proposta de elementos-chave da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária e a forma de os alcançar bem como recomendações sobre as metodologias para a elaboração dos planos de ação bienais e sobre os correspondentes processos de monitorização e avaliação. De modo geral, foi aplicada a abordagem de revisão da capacidade de gestão da segurança rodoviária e a abordagem baseada em evidências recomendada pelo Forum of European Road Safety Research Institutes (FERSI).
2.1
Diagnóstico e avaliação da situação atual
Concluída.
Este relatório compreende uma avaliação da situação atual da segurança rodoviária, fornecendo uma visão clara das questões de segurança mais relevantes em Portugal, e a discussão dos aspetos que muito provavelmente necessitarão de ser considerados num futuro próximo, tendo incluído as seguintes atividades:
- Revisão do quadro institucional da implementação da política de segurança rodoviária
- Análise e diagnóstico da situação atual dos indicadores de segurança rodoviária, a sua evolução recente, principais tendências e benchmarking com outros países europeus
- Análise da anterior Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária (PENSE2020), nomeadamente no que diz respeito às suas realizações e constrangimentos
- Perspetiva do Sistema Seguro na segurança rodoviária em Portugal
- Análise dos próximos desafios e mudanças. Por exemplo: alterações modos de viagem, mobilidade partilhada, impacto dos dispositivos de mobilidade e da mobilidade como um serviço (MAAS – Mobility As A Service), veículos conectados e automatizados, fatores externos, tais como tendências demográficas e económicas, e oportunidades e desafios de outras políticas públicas (por exemplo: desenvolvimento sustentável, alterações climáticas, e mobilidade)
- Análise das contribuições obtidas das entidades públicas e privadas e do Conselho Não- Executivo de Especialistas, e como considerá-las na nova estratégia
Concluída.
Este relatório inclui os princípios base que enquadram o avanço das políticas de segurança rodoviária para os próximos dez anos e as orientações científicas gerais e o quadro metodológico para o desenvolvimento da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária. Foram abordados os seguintes aspetos:
2.2
Bases para a Visão Zero 2030
- Resumo das boas práticas para a definição dos objetivos estratégicos e operacionais e respetivos indicadores de desempenho
- Identificação das intervenções com elevado custo-benefício das ao nível do Sistema Seguro
-
Identificação das áreas com potenciais resultados no sistema rodoviário português
a) Alinhamento com objetivos estratégicos internacionais
b) Objetivos específicos nacionais
-
Identificação de intervenções/medidas de segurança rodoviária viáveis
a) Definir objetivos
b) Especificar os componentes
c) Estimativa da contribuição para os objetivos e para as metas
d) Identificação de indicadores para medir o desempenho e para monitorizar a execução
Neste relatório foram tidos em consideração os contributos recebidos considerados relevantes.
2.3
Metodologia de preparação dos planos de ação bienais
Concluída.
Este relatório apresenta a metodologia para a implementação dos planos de ação bienais, incluindo os procedimentos para o seu desenvolvimento, aprovação do orçamento e monitorização da execução, tendo contemplado duas atividades principais:
- Desenvolvimento de uma metodologia para a preparação dos planos de ação bienais, de acordo com a framework Plan Do Check Act
-
Piloto a uma ou duas intervenções
a) Caraterizar os objetivos e grau de intervenção
b) Definir os componentes de intervenção e a contribuição para os objetivos
c) Estimativa dos recursos humanos e financeiros necessários
d) Definir o processo de gestão e identificar parcerias e fontes de financiamento relevantes
e) Identificar as precedências e avaliar as prioridades
f) Especificar os procedimentos de controlo e avaliação da intervenção
Neste relatório foram tidos em consideração os contributos recebidos considerados relevantes.
Outras ações da Fase 2
Reuniões com os principais stakeholders com responsabilidades na segurança rodoviária, e que ficarão responsáveis pela execução de medidas de segurança rodoviária, bem como com o Conselho Não Executivo de Especialistas.
Fase 3
Em curso.
Estratégia Visão Zero 2030 e Plano de Ação
Com base nos Relatórios “técnico-científicos” de diagnóstico e avaliação da situação atual, das bases e elementos-chave para a nova estratégia, é elaborada a Estratégia Visão Zero 2030.
O primeiro Plano de Ação é elaborado com base no 3º relatório técnico científico: Metodologia de preparação dos planos de ação bienais.
A versão final incorpora os contributos da fase de consulta pública, da consulta direta às entidades e Stakeholders e do Conselho Não Executivo de Especialistas.
Outras ações da Fase 3
Envio de comunicações às entidades públicas e privadas com responsabilidades no sistema de transporte rodoviário a solicitar mais contributos, bem como ao Conselho Não-executivo de Especialistas.
Reuniões com as entidades que ficarão responsáveis pelas medidas do primeiro Plano de Ação.