Contributos para o Plano Estratégico de Segurança Rodoviária 2021-2030 – VisãoZero2030
O combate sistematizado à insegurança rodoviária, através de políticas públicas, teve início em 1990. Neste percurso, foram desenvolvidos três modelos de programa: o Plano Integrado de Segurança Rodoviária (PISER), de 1998 a 2000; o Plano Nacional de Prevenção Rodoviária (PNPR), de 2003 a 2010; e a Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária (ENSR), prevista para os anos de 2008 a 2015, objeto de uma revisão intercalar em 2013-2015, e cuja implementação se prolongou pelo ano de 2016.
A evolução da sinistralidade em Portugal foi globalmente positiva e alcançou uma diminuição bastante superior à inscrita na ENSR, tendo ultrapassado a meta quantitativa prevista para o final do seu período de vigência:
▪Meta da ENSR para o final de 2015 -62 mortos por milhão de habitantes;
▪Valor alcançado no final de 2015 -60 mortos por milhão de habitantes.
Contributo completo no ficheiro anexo.
The main goals of the Vision Zero 2030 microsite are to publicise the drawing up of the new Road Safety Strategy, to, involve all public and private entities, as well as civil society, and also to share the framework and documents that make up the new strategy and its respective action plans.
Vision Zero 2030 | ANSR 2021