O Programa PENSE2020 propôs uma série de medidas em articulação com a Direção Geral de Educação no sentido de divulgar e promover informação relativa à Segurança Rodoviária. Na medida em que apenas alguns agrupamentos escolares beneficiaram das iniciativas promovidas no âmbito do PENSE2020, esta abordagem foi de alcance limitado, pese embora o tema da segurança rodoviária seja abordado no âmbito da educação para a cidadania, bem como do programa Escola Segura, conferindo-lhe maior abrangência.
De acordo com o relatório de 2011 do Centre for Automative Safety Research, a sinistralidade rodoviária em jovens é um problema premente(de acordo com a OCDE, o número de mortes por milhão de habitantes é duas vezes superior à média nas faixas etárias dos 18 aos 20 anos de idade) e é possível encontrar uma variedade de abordagens à Educação Rodoviária de jovens e adolescentes que vão desde: (1) intervenções de momento único; (2) intervenções baseadas no treino para a condução; e (3) Intervenções baseadas no programa educativo. Apesar da variedade das abordagens, a avaliação da sua eficácia é frequentemente inexistente, sendo muito difícil, ou mesmo impossível,aferir os resultados dos diferentes programas. Constata-se,contudo, que os programas existentes se centram fundamentalmente nos aspetos técnicos e regulamentares associados à segurança rodoviária, pelo que uma abordagem mais holística e integrada nos currículos escolares desde idades precoces é um desafio para o futuro da educação rodoviária.
Contributo completo no ficheiro anexo.
The main goals of the Vision Zero 2030 microsite are to publicise the drawing up of the new Road Safety Strategy, to, involve all public and private entities, as well as civil society, and also to share the framework and documents that make up the new strategy and its respective action plans.
Vision Zero 2030 | ANSR 2021