Os níveis exagerados de iluminação de exterior (pública mas também privada) são indutores de uma condução de risco, pela falsa sensação de segurança que proporcionam.
Com o presente contributo (em Anexo) sugere-se a intervenção da ANSR na problemática da iluminação de exterior como elemento de uma discussão urgente. Esta discussão é mais urgente ainda quando se tem em consideração o aumento de iluminação induzido pela introdução em massa de LED brancos que, combinados com fluxos luminosos exagerados para o efeito pretendido (muito acima das normas, estas já de si não sustentadas em conhecimento científico), contribuem para a diminuição da segurança rodoviária e induzem impactos ambientais desnecessários.
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária poderá ser, desta forma, um elemento decisivo num sentido de promoção de boas práticas na iluminação rodoviária, inversas às práticas de iluminação comummente tidas como eficazes mas que são, afinal, antiquadas, desajustadas e não fundamentadas por estudos científicos nem na literatura especializada relativa à segurança rodoviária.
Sugere-se também que a sinalização seja efectuada principalmente por recurso a sistemas reflectores de luz e não por sistemas emissores.
The main goals of the Vision Zero 2030 microsite are to publicise the drawing up of the new Road Safety Strategy, to, involve all public and private entities, as well as civil society, and also to share the framework and documents that make up the new strategy and its respective action plans.
Vision Zero 2030 | ANSR 2021