Aquando da primeira habilitação para conduzir deveria haver uma formação e/ou sensibilização para a segurança rodoviária.
Aquando da revalidação da carta de condução os condutores de ligeiros deveriam frequentar obrigatoriamente uma formação sobre segurança rodoviária.
Os pontos negros deveriam ter um sinal a informar o condutor de que está a passar num local onde acontecem acidentes graves com frequência.
A profissão de motorista de pesados deveria ser considerada profissão de desgaste rápido, por isso, a idade da reforma deveria ser reduzida.
Nas escolas primárias o tema da segurança rodoviária deveria ser obrigatório.
As autoridades fiscalizadoras de trânsito deveriam efetuar ações mais preventivas do que de fiscalização.
Quem é responsável pela manutenção das vias deveria ser responsabilizado quando esta manutenção não é feita.
Responsabilizar e punir as entidades gestoras das vias que ainda não cumpriram com as recomendações que lhes foram transmitidas, na eliminação dos pontos negros.
Responsabilizar e punir as entidades empregadoras que “obrigam” os condutores a certas atitudes que não estão de acordo com a segurança rodoviária, como por exemplo, entrar em locais que são proibidos a veículos com mais de 3,5 toneladas.
Contribution contains no attachment
The main goals of the Vision Zero 2030 microsite are to publicise the drawing up of the new Road Safety Strategy, to, involve all public and private entities, as well as civil society, and also to share the framework and documents that make up the new strategy and its respective action plans.
Vision Zero 2030 | ANSR 2021