Mais ações de sensibilização para a segurança rodoviária, por parte das entidades fiscalizadoras. Através dos veículos descaracterizados haver uma maior mobilização por todas as estradas, quer nas estradas nacionais quer nas autoestradas.
Acabar com as portagens em certas autoestradas e SCUTS.
No uso do tacógrafo a amplitude das 15 horas, deveria ser reduzida para as 12 horas, permitindo ao condutor um maior período de descanso.
Mais e melhor manutenção das vias públicas. As passagens para peões e para ciclistas deveriam estar sempre iluminadas. Mais e melhor sinalização.
A velocidade mínima nas autoestradas deveria ser aumentada para 80 km/h.
Sendo a profissão de motoristas profissional, uma profissão de desgaste rápido a idade da reforma destes profissionais deveria baixar, pelo menos, para os 60 anos idade.
Os exames médicos e os exames psicotécnicos deveriam ser mais rigorosos e serem obrigatórios para TODOS os utilizadores da via pública.
Os condutores de ligeiros, aquando da renovação da carta, deveriam ser sujeitos a formação de segurança rodoviária para atualizar conhecimentos.
Em caso de acidente grave, os condutores envolvidos, deveriam ser sujeitos a exames psicológicos rigorosos.
A taxa de álcool no sangue deveria ser de 0,00g/l para TODOS os condutores.
Todos os nós das autoestradas deveriam estar bem iluminados.
A segurança rodoviária deveria ser ensinada desde a pré-primária.
Em caso de acidente grave o médico e psicólogo, se for o caso, deveriam ser chamados à responsabilidade.
Deveriam ser dados mais e melhores incentivos para a troca de automóveis mais antigos por automóveis mais recentes, pois estes estão equipados com sistemas mais inteligentes de apoio à condução e mais sistemas de segurança, o que iria contribuir para a segurança rodoviária.
Mais rigor nas IPO.
Os vídeos de sensibilização para a segurança rodoviária, que foram elaborados ao abrigo de certas campanhas deveriam, passar nos diversos canais de televisão bem como nas redes sociais. Obrigação de os exibirem em escolas primárias, secundarias, universidades e escolas de condução.
Contribution contains no attachment
The main goals of the Vision Zero 2030 microsite are to publicise the drawing up of the new Road Safety Strategy, to, involve all public and private entities, as well as civil society, and also to share the framework and documents that make up the new strategy and its respective action plans.
Vision Zero 2030 | ANSR 2021