O tema Sinistralidade teve o seu início quando o primeiro acidente ocorreu, desde então, e em crescendo tem tomado proporções preocupantes, não só, devido ao aumento do parque automovel, bem como, à melhoria da performance dos seus motores, não fosse a crescente inovação no que concerne a segurança passiva e ativa, e teríamos mais mortes nas estradas do que num verdadeiro campo de batalha. Mas, outros desafios estão a surgir no que diz respeito a novas tendências, numa ótica da mobilidade sustentável e mais amiga do ambiente, que são os novos veículos, silenciosos, que ao partilharem o mesmo espaço rodoviário com os peões cada vez mais isolados do meio que os rodeia, munidos de fones e telemóvel, abstraídos do mundo, são novos motivos de preocupação. Para enriquecer este tão nobre site, a turma 2251 do CAM C da qual sou professor, teceu as seguintes considerações, que passo a citar:
-Não devia haver passagens de nível sem guarda, haver sim passagens superiores ou inferiores.
-haver mais rails em todas as vias e mais marcas rodoviárias.
-alargar mais as estradas nacionais, principalmente as curvas
-colocação de painéis laterais nas pontes para proteger do vento
-colocação de mais painéis e sensores avisadores do excesso de altura antes das saídas
-limpeza das bermas, nomeadamente das sarjetas que entopem e provocam lençóis de água, mais manutenção das estradas,
levantar as tampas desniveladas
-lombas antes das passagens para piões e não no local exato e retirar as passagens de piões antes das rotundas.
-acabar com os pisos em paralelo ou cubo.
Luciano Ferreira, Dr.
Contribution contains no attachment
The main goals of the Vision Zero 2030 microsite are to publicise the drawing up of the new Road Safety Strategy, to, involve all public and private entities, as well as civil society, and also to share the framework and documents that make up the new strategy and its respective action plans.
Vision Zero 2030 | ANSR 2021