Ter em maior consideração as zonas mais rurais do país.
É inadmissível que a maioria das estradas do interior do país não estejam marcadas com a respetiva sinalização, o que torna estas estradas, principalmente em dias de nevoeiro mais inseguras para todos. Pelo menos as guias deveriam estar nos locais. Mais limpeza das bermas e preocupação com a sinalização vertical que está coberta pela vegetação e/ou com as cores desgastadas pelo sol.
Diminuir a velocidade, dentro das localidades, nas zonas mais afastadas dos grandes centros, também devem ser colocadas as lombas para obrigar à redução da velocidade.
À semelhança dos veículos pesados, os veículos ligeiros, também deveriam ser obrigadas a possuir o limitador de velocidade.
Legislar o trânsito da trotinetes, sendo obrigatório o uso da capacete, seguro e haver algum tipo de habilitação para conduzir este tipo de veículos e o mesmo para as bicicletas.
A formação rodoviária deveria iniciar-se nas escolas primárias, tendo aqui, os cidadãos, uma primeira sensibilização para as questões da segurança rodoviária.
Fiscalizar e aplicar sistematicamente coimas aos peões que não respeitam o trânsito de veículos.
Tolerância zero ao álcool e aos estupefacientes, fazendo exames toxicológicos.
Reduzir o custo das auto estradas para que os condutores não tenham que fazer o atravessamento das localidades, evitando também o aumento do trânsito nas estradas nacionais.
Dar incentivos aos condutores que num determinado período de tempo não cometam contra ordenações nem acidentes rodoviários e cumpram com a legislação.
As entidades fiscalizadoras deveriam ter formação sempre que a legislação é alterada, ou seja, os agentes fiscalizadores deveriam ser conhecedores de toda a legislação para que possam, aquando do levantamento dos auto, saber exatamente aquilo que estão fazer.
Contribution contains no attachment
The main goals of the Vision Zero 2030 microsite are to publicise the drawing up of the new Road Safety Strategy, to, involve all public and private entities, as well as civil society, and also to share the framework and documents that make up the new strategy and its respective action plans.
Vision Zero 2030 | ANSR 2021