Haver mais respeito mutuo entre todos os utentes das vias e, para isso, todas as televisões deveriam passar sistematicamente pequenos vídeos tendo em conta a educação para a segurança rodoviária, incluindo os próprios peões.
Haver uma aplicação para os condutores semelhante à do Sistema Nacional de Saúde (SNS 24) tendo como objetivo conter toda a informação relativa ao setor rodoviário.
Os condutores dos ligeiros deveriam ser obrigadas a ter formação periódica para atualização da legislação.
Os corredores BUS deveriam ser mais respeitados pelos condutores que não têm o direito de o utilizar, para isso deveria haver mais fiscalização.
Criar condições para que os autocarros de turismo possam circular dentro das cidades, uma vez que é nas cidades que se encontram os locais de visita, tais como museus e também os hotéis onde se vão alojar. Era necessário criar espaços próprios para as paragens destes autocarros específicos.
As passadeiras para peões em zonas de má visibilidade deveriam ser auto iluminadas com a presença do peão, ou seja, com a aproximação do peão as luzes acendiam-se.
Todas as zonas de circulação de veículos, dentro ou fora das localidades, deveriam ser sempre bem iluminadas.
Os fabricantes de veículos pesados deveriam ter sempre em consideração as cores dos veículos, a cor preta em pesados, torna-os menos visíveis.
Contribution contains no attachment
The main goals of the Vision Zero 2030 microsite are to publicise the drawing up of the new Road Safety Strategy, to, involve all public and private entities, as well as civil society, and also to share the framework and documents that make up the new strategy and its respective action plans.
Vision Zero 2030 | ANSR 2021