Maior rigor na fiscalização aquando da renovação da carta de condução de todos os condutores.
Sensibilização dos condutores não profissionais para a condução dos pesados, ou seja, haver a possibilidade dos condutores de ligeiros puderem acompanhar um condutor de pesados para perceberem as dificuldades na execução de certas manobras.
Haver forma de cortar a rede de internet ao telemóvel, sendo só permitido o sistema Bluetooth, nos veículos.
Na disciplina de cidadania nas escola, incluir, como tema obrigatório, a segurança rodoviária.
Todos os utilizadores das vias públicas, incluindo os condutores de bicicletas, trotinetas, entre outros, deveriam ter formação para puderem circular e utilizar as respetivas vias.
Agentes fiscalizadores do trânsito mais vigilantes, mais visíveis, mais pedagógicos e mais conselheiros, menos arrogância e menos “caça à multa”.
Informação e divulgação nos meios de comunicação social e redes sociais das campanhas de sensibilização existentes no site da ANSR.
Dar especial atenção à manutenção de toda a sinalização, quer seja a horizontal quer seja a vertical. Ter em consideração que a vegetação cresce e o sol tira a cor aos sinais e às marcas rodoviárias. Não descurar a manutenção das vias.
Mais iluminação nas passadeiras. Mais atenção na marcação e manutenção das passadeiras. Inovar nas passadeiras através de sistemas eletrónicos.
Aumentar a responsabilidade dos expedidores pela amarração e acomodação da carga.
A idade da reforma dos motoristas de pesados de mercadorias e de passageiros deveria ser considerada uma profissão de risco e como tal a reforma destes profissionais deveria pelo menos aos 60 anos de idade.
Se um motorista for considerado inapto, por razões médicas, e lhe for retirada a carta profissional, a reforma deveria ser automática.
Construção de mais parques de estacionamento seguros para pesados em Portugal.
Melhores acessos nas entradas e saídas das áreas de serviço para os transportes especiais.
O orçamento de estado que é canalizado para a prevenção da sinistralidade deve ser escrupulosamente cumprido e escrutinado pela sociedade.
Contribution contains no attachment
The main goals of the Vision Zero 2030 microsite are to publicise the drawing up of the new Road Safety Strategy, to, involve all public and private entities, as well as civil society, and also to share the framework and documents that make up the new strategy and its respective action plans.
Vision Zero 2030 | ANSR 2021