Os atuais suportes IPN/IPE e outros fabricados em aço utilizados em estruturas e pórticos de suporte de sinalização vertical, são extremamente duros, não flexíveis, que em caso de embate causam mortes e consequências graves para os ocupantes de um veículo e já não são adequados ao propósito “visão zero 2030”.
Entendendo a Segurança Passiva rodoviária em geral como qualquer medida destinada a garantir a integridade de um sujeito contra um risco externo, as estruturas e pórticos de suporte de sinalização vertical, em especial aqueles fabricados de acordo as normas de segurança europeia EN-12899 e EN-12767, pois não cabem na definição de obstáculo, são elementos projetados para implementação em vias de comunicação com dupla função.
Uma é servir de suporte para sinais de trânsito e painéis de informação, e a outra é agir ao mesmo tempo como um sistema de Segurança Passiva que tem como objetivo eliminar quase todo o risco vital para os ocupantes de um veículo em caso de embate. (a título de exemplo, os suportes Lattix®)
Com a implementação destas estruturas consegue-se uma redução máxima nos danos devido ao efeito inercial sobre os ocupantes de um veículo, eliminando também o risco de queda do sinal ou de outros elementos no habitáculo, salvando vidas.
Contribution contains no attachment
The main goals of the Vision Zero 2030 microsite are to publicise the drawing up of the new Road Safety Strategy, to, involve all public and private entities, as well as civil society, and also to share the framework and documents that make up the new strategy and its respective action plans.
Vision Zero 2030 | ANSR 2021