A informação sobre alterações ao CE e informação para sensibilização dos condutores para os acidentes rodoviários, deveria ser divulgada em todos os meios de comunicação social, de uma forma sistemática.
Na primeira habilitação para a categoria B, os condutores deveriam ser obrigados a ter uma aula de condução de motociclo (como passageiro) e uma aula de condução de pesado (como passageiro), para sentirem as dificuldades e a visibilidade na condução dos diversos veículos.
Os condutores devem ser responsabilizados pelos seus atos, a instalação de câmaras nos diversos veículos permitiria a captação de imagens que serviriam de prova em caso de acidente ou contra ordenação.
Campanhas de prevenção, por exemplo, placards nas bermas das estradas, vídeos a passar nos meios de comunicação social, veículos acidentados à beira das estradas, isto durante todo o ano.
Todas as vias devem ter obrigatoriamente a marcação horizontal, tal como as guias, o eixo da via, etc…que são fundamentais para os condutores se orientarem em dias de nevoeiro e dias de chuva, por exemplo. A manutenção deste tipo de marcações é essencial para a redução da sinistralidade.
Contribution contains no attachment
The main goals of the Vision Zero 2030 microsite are to publicise the drawing up of the new Road Safety Strategy, to, involve all public and private entities, as well as civil society, and also to share the framework and documents that make up the new strategy and its respective action plans.
Vision Zero 2030 | ANSR 2021