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Road Users

Contribution Description

Na formação contínua para a renovação do CAM deveria existir um módulo sobre os tacógrafos especificamente.

Na questão do uso do tacógrafo a amplitude diária deveria passar a ser de 12 horas.

Sendo a profissão de motorista de pesados uma profissão de desgaste rápido, a idade da reforma destes profissionais deveria ser aos 60 anos de idade. Podendo, no entanto, esta idade ser reduzida consoante a situação clinica do profissional, sem cortes nos seus direitos, após os 55 anos de idade.

Sensibilização de uma forma sistemática nos meios de comunicação social e redes sociais para a temática da segurança rodoviária. Divulgação dos vídeos da ANSR, em horário nobre, pelo menos no canal do Estado.

Ter em consideração o estado e conservação das vias. A sinalização horizontal e vertical mais visíveis e em melhor estado de conservação. As estradas nacionais deveriam ter mais iluminação.

As portagens das autoestradas deveriam ter outra largura.

As áreas de serviço deveriam ter mais condições para os motoristas de pesados. Estacionamento, duche, refeições quentes e a preços que estes profissionais possam pagar.

Os transportes especiais devido às suas características especiais deveriam ter lugares específicos e reservados para estacionar, dentro e fora das autoestradas.

Os camiões frigoríficos, deveriam ter nos parques de estacionamento, parques apropriados para este tipo de mercadoria e ser proibido o estacionamento de outro de mercadoria.

Os condutores dos ligeiros deveriam ter formação à semelhança dos condutores dos pesados, para terem a consciência do que é conduzir e manobrar um veículo pesado.

Os agentes fiscalizadores de trânsito deveriam efetuar ações de sensibilização e menos “a caça à multa”.