A revisão do Código da Estrada é essencial. Sei que está nos planos da ANSR e bem. Os limites de velocidade penso que em certa medida estejam bem ou adequados quer para os referidos veículos quer para as zonas. No entanto, o que parece destoar ai são os limites das Contra ordenações para quem excede os limites de velocidade. Ser apenas Muito Grave um VL andar a cima de 80km/h numa autoestrada é muito além dos 120km/h limite máximo previsto. e é igualmente muito grave se circular a cima de 60km/h e abaixo de 80km/h (diferença está no valor monetário. Faz com que o espectro de velocidade possa ir para além dos 180km/h e isso são velocidades demasiado altas.
Baixar esses limites e aplicar 1 coima para as CO muito graves ( acima de 60km/h 500€) parece ser uma forma de minimizar a circulação em excesso de velocidade.
Relativamente ao álcool parece que 1,2g/l seja um valor demasiado tolerante para que se considere crime. Inúmeros países na Europa têm tolerâncias muito próximas de 0,0g/l.
Sugestão: Progressivamente haver uma redução dos valores, quer contraordenacionais quer criminais, despertava a que mais pessoas não conduzissem com álcool. Vejo que cada vez mais os jovens têm tido essa consciência para que se beber não conduzir e recorrem a formas de deslocação alternativas, o que é um excelente preditivo de sucesso do Sistema seguro.
Obrigada.
Contribution contains no attachment
The main goals of the Vision Zero 2030 microsite are to publicise the drawing up of the new Road Safety Strategy, to, involve all public and private entities, as well as civil society, and also to share the framework and documents that make up the new strategy and its respective action plans.
Vision Zero 2030 | ANSR 2021