Não existe segurança rodoviária sem mecanismos de controlo e fiscalização que funcionem. Existem várias soluções já acessíveis tecnologicamente e que não são aproveitadas, quer pelos fabricantes quer pelas autoridades. E existem vários exemplos para aplicação imediata. O primeiro é limitar a velocidade dos veículos automóveis baseados no local onde se encontram (e respectivo limite de velocidade) por localização GPS. Outro é uma caixa negra em cada veículo à semelhança do que acontece com as aeronaves. Outro é um exame psicológico a sério ANUAL para renovar a carta. Outro é as multas de trânsito serem debitadas imediatamente na conta bancária, onde deve haver sempre uma caução mínima para o indivíduo poder conduzir. Outro é pena de prisão efectiva para quem conduzir sem carta. Outro é a apreensão imediata do carro, sem devolução, para quem conduzir sem a dita caução mencionada acima. Etcetera. Não nos podemos esquecer que o automóvel é uma arma, pode matar e mata, e os critérios de licenciamento e utilização são muito mais relaxados do que aqueles que existem para armas muito menos perigosas.
Contribution contains no attachment
The main goals of the Vision Zero 2030 microsite are to publicise the drawing up of the new Road Safety Strategy, to, involve all public and private entities, as well as civil society, and also to share the framework and documents that make up the new strategy and its respective action plans.
Vision Zero 2030 | ANSR 2021