Deixo aqui os meus contributos.
1. Um dos maiores problemas da sinistralidade, principalmente um dos maiores fatores à mortalidade dos ocupantes dos veículos automóveis, é o excesso de velocidade. Infelizmente o que acontece é puro markting, pura demagogia politica ou falta de coragem para IMPOR nos automóveis o que foi feito nos veículos pesados. Sugestão 1 – colocar um limitador efetivo de velocidade nos automóveis, se não querem que seja de 120, coloquem de 140 km/h, mas coloquem um limitador de velocidade. Além da mortalidade, o ambiente também agradece!
2. Na sequência, impor nos carros a leitura automática de sinais e respetivo limitador de velocidade – tal reduziria significativamente o numero de atropelamentos nas localidades. Acresce que as pessoas passariam a reclamar de sinais mal colocados, o que faria com que as câmaras e outras autoridades passassem a colocar sinais corretos nos locais corretos.
3. Incluir obrigatoriamente outras tecnologias de segurança no carros: reconhecimento de peões e bicicletas, comunicação entre carros quer de travagens quer de peões/bicicletas avistadas
4. Incluir nos veículos a ‘dita caixa negra’ que grava os comportamentos dos condutores – altamente dissuasor de comportamentos arriscados na estrada.
Nota: tudo isto é possível, muito fácil e toda a gente sabe que funciona. O problema está somente na vontade/decisão politica.
Contribution contains no attachment
The main goals of the Vision Zero 2030 microsite are to publicise the drawing up of the new Road Safety Strategy, to, involve all public and private entities, as well as civil society, and also to share the framework and documents that make up the new strategy and its respective action plans.
Vision Zero 2030 | ANSR 2021