A MUBi congratula-se que Portugal assuma finalmente uma visão de zero mortos e feridos graves 1 nas ruas e estradas portuguesas, reconhecendo este Plano como um instrumento de extrema importância para se alcançar esse objetivo até 2030.
Em Junho de 2017, o Conselho de Ministros aprovou o Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária – PENSE 2020. Quando chegamos ao final do seu período de vigência, consideramos que deverá ser claramente assumido por todos que o PENSE 2020 falhou, ficando muito longe de alcançar as metas definidas. O Plano Estratégico 2021-2030 , agora em desenvolvimento, deverá fazer um diagnóstico explícito das razões porque a anterior estratégia falhou.
O combate à sinistralidade rodoviária e o novo Plano Estratégico 2021-2030 deverão assumir uma visão holística, assente numa estratégia abrangente de saúde pública, e ligando a segurança rodoviária à mobilidade sustentável e à qualidade de vida. Deverão ser baseados num paradigma de segurança rodoviária orientado para a redução do perigo através da redução do risco na sua fonte: o uso irresponsável de veículos motorizados particulares (pela sua utilização excessiva e por comportamentos de risco nessa utilização).
Contributo completo no ficheiro anexo.
The main goals of the Vision Zero 2030 microsite are to publicise the drawing up of the new Road Safety Strategy, to, involve all public and private entities, as well as civil society, and also to share the framework and documents that make up the new strategy and its respective action plans.
Vision Zero 2030 | ANSR 2021