Em resposta ao V. ofício de 9/10/2020 solicitando o contributo da APCAP no fornecimento de contributos escritos, nomeadamente ao nível de objetivos estratégicos e operacionais relacionados com os cinco pilares do sistema seguro, a saber:
• Gestão da Segurança Rodoviária;
• Utilizadores Mais Seguros;
• Infraestrutura Mais Segura;
• Veículos Mais Seguros;
• Melhorar a Assistência e o Apoio às vítimas
vimos por este contribuir com a listagem seguinte que, por sua vez, obedeceu aos seguintes pressupostos:
1. Não tendo sido disponibilizado o diagnóstico de partida relativo à caraterização da sinistralidade rodoviária no País, a APCAP elaborou as suas propostas tendo por base a realidade que melhor conhece e que é a que faz parte da área de atuação dos seus associados, isto é: as autoestradas.
2. Face a 1, é por isso expetável que alguns dos objetivos estratégicos e operacionais agora propostos apresentados possam vir a ser considerados de menor prioridade face a outros que eventualmente resultem do diagnóstico à sinistralidade que será realizado.
3. Todas as medidas a desenvolver em fase posterior deste processo deverão ser alvo de uma análise conjunta com todos os intervenientes que permita definir a sua exequibilidade do ponto de vista do seu custo-benefício.
Contributo completo no ficheiro anexo.
The main goals of the Vision Zero 2030 microsite are to publicise the drawing up of the new Road Safety Strategy, to, involve all public and private entities, as well as civil society, and also to share the framework and documents that make up the new strategy and its respective action plans.
Vision Zero 2030 | ANSR 2021