Como investigadora na gestão da mobilidade sustentável tenho uma preocupação especial com a segurança nas ruas. Parece-me fundamental uma estratégia que vise diminuir de forma efetiva e real a velocidade de circulação nas nossas cidades para as tornar mais compatíveis com todos os modos, em particular com os modos suaves. A redução efetiva da velocidade de circulação urbana é condição fundamental para a partilha do espaço de mobilidade com modos suaves, como a bicicleta, em condições de segurança e conforto para todos. Trata-se de uma verdadeira mudança cultural que possa fazer das ruas em meio urbano um espaço de respeito por todos em vez de um espaço de corrida e violência (o tão conhecido ‘road rage’).
Não basta baixar as velocidades, é precisa uma verdadeira mudança de mentalidade e isso passa por mais do que a mudança do limite legal para 30km/h. Serão precisas intervenções de natureza física das ruas mas também de imagem da condução segura de respeito pelo outro e até de empatia pelos utilizadores mais vulneráveis da via pública.
Contribution contains no attachment
The main goals of the Vision Zero 2030 microsite are to publicise the drawing up of the new Road Safety Strategy, to, involve all public and private entities, as well as civil society, and also to share the framework and documents that make up the new strategy and its respective action plans.
Vision Zero 2030 | ANSR 2021