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Road Users

Contribution Description

As contra ordenações pela condução sob o efeito do álcool, o excesso de velocidade, certas manobras perigosas, como por exemplo a condução em contra mão, ultrapassagens perigosas, deveria ser agravada a sanção ou até mesmo considerado crime rodoviário.

Mais atenção no estado das vias e na sua conservação e manutenção, bem como de toda a sinalização quer a vertical quer a horizontal.

Mais parques de estacionamento para os pesados de passageiros, é preciso ter em consideração que os passageiros que são transportados, precisam de ser largados e este deve ser feito em locais seguros. Especialmente em grupo.

Os projetistas e os executantes das infra estruturas também deveriam ser responsabilizados em caso de acidente devido ao mau traçado das vias e da má sinalização.

Restruturação e digitalização do Instituto da Mobilidade e Transportes. Menos burocracia e mais agilidade.

Formação de todos os motoristas. Mais sensibilização para a cidadania, civismo e respeito mutuo.

Formação obrigatória para todos os utentes das vias publicas, incluindo as bicicletas, trotinetas e afins.

Sensibilizar os passageiros dos autocarros, expressos, serviços ocasionais, etc, para o uso do cinto do cinto de segurança, passando vídeos durante a viagem.

Os exames médicos e os exames psicotécnicos, a partir de uma determinada idade e certas patologias, deveriam ser passados com mais rigor. Estes profissionais, que emitem estes documentos, deveriam ser responsabilizados em caso de acidente ou outra situação perigosa na condução.

Os condutores dos ligeiros deveriam ter formação à semelhança dos condutores de pesados e ter a noção do que transitar com um pesado.

Na disciplina de cidadania o tema da segurança rodoviária deveria ser tema obrigatório, uma vez que todos somos ou condutores ou peões.