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Tecnologias de Assistência à Condução e Mitigação dos Acidentes Rodoviários

Os sistemas de apoio à condução (ADAS) permitem reduzir drasticamente os acidentes. O grau de sofisticação destes sistemas permitem monitorizar a estrada, o veículo e o condutor e são aliados chave para a Vision Zero.

Os carros autonomos levantam novos desafios como os apontados nas recomendações da comissão europeia para a transição para veículos sem condutor. [1]

Os sistemas ADAS, na perspectiva de monitorização da estrada, nomeadamente os sistemas anti-colisão, monitorizam a distância aos veiculos (Headway monitoring) e o tempo para colisão (time to collision) permitindo alertar ou travar automaticamente os veículos reduzindo em 90% as colisões se um simples aviso for acionado.

Na perspectiva da monitorização do estado do condutor, a própria NCAP, no seu roadmap NCAP 2025 [2] indicou que os os sistemas de monitorização do estado do condutor vão fazer parte da sua avaliação. Estes sistemas são baseados tipicamente na monitorização do comportamento da condução, mas existem novas alternativas baseadas na analise facial, e fisiológica do condutor. Este tipo de sistemas está também a ser estudado como forma de analisar o condutor nos futuros carros autonomos, nomeadamente na transição entre o modo autonomo e o modo manual.

Na nossa perspectiva seria desejável que fossem contempladas medidas de apoio às frotas que implementassem estratégias de apoio à condução, em particular sistemas de Apoio baseados na monitorização da estrada e do condutor. Para dar suporte a esta leitura, refira-se que Parlamento Europeu adotou o regulamento (UE) 2019/2144, que tornará vários sistemas avançados de apoio à condução (ADAS) obrigatórios em novos modelos a partir de junho de 2022 e em todos os veículos novos a partir de junho de
2024. No entanto, devido à lenta renovação da frota de veículos, levará vários anos até que uma parte significativa da frota seja equipada com esses sistemas salva-vidas. [3]

[1] https://ec.europa.eu/info/news/new-recommendations-for-a-safe-and-ethical-transition-towards-driverless-mobility-
2020-sep-18_en
[2] https://cdn.euroncap.com/media/30700/euroncap-roadmap-2025-v4.pdf
[3] https://op.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/88be5621-7ebf-11ea-aea8-01aa75ed71a1/

André Lourenço
CardioID